Psicologia Clássica e Resolução de Traumas pelo método EMDR

Miriam Pereira - Psicóloga

Rua Jordania, 71 - Clínica São Francisco
Bairro das Nações
Balneário Camboriu - SC - Brasil
88338-240
(47) 8406-9211
miriampereira@hotmail.com

EMDR - 

...ajudando as pessoas a vencer os desafios da vida...

 

 

que é EMDR? (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)?

 

O EMDR é uma nova forma de psicoterapia, desenvolvida nos Estados Unidos no final dos anos 80 pela psicóloga Francine Shapiro. EMDR significaDessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares, porque permite o reprocessamento de lembranças dificéis e dolorosas através da integração do conteúdo neuronal em diferentes hemisférios cerebrais. 

Inicialmente o método foi utilizado para tratar seqüelas provocadas por Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), mas temos ampliado as 
possibilidades de intervenção. Além de quadros resultantes de ansiedade generalizada, fobias, síndrome de pânico, depressões, temos obtido resultados promissores com doenças psicossomáticas e aprimoramento de desempenho futuro. 

 

 

 

Objetivo de EMDR

No sentido mais amplo, o EMDR procura aliviar o sofrimento humano e assistir aos indivíduos e à sociedade na realização integral de seu potencial para o desenvolvimento, minimizando os riscos de dano durante sua aplicação. Para o paciente, o propósito do tratamento com o EMDR é obter os mais profundos e eficazes efeitos no mais curto período de tempo, mantendo estabilidade dentro dos sistemas familiar e social.

 

 

Modelo Estrutural do EMDR

O EMDR é um modelo psicoterapêutico que compreende princípios, procedimentos e protocolos. Não se trata, apenas, de uma técnica caracterizada principalmente pelo uso dos movimentos oculares. O EMDR se fundamenta na premissa de que cada pessoa possui uma tendência inata para a saúde e a integração, e a capacidade interna para alcançá-las. O EMDR se alicerça na ciência psicológica, e está estruturado por pesquisas e teorias psicológicas sobre o cérebro.

 

O EMDR integra teorias psicológicas - cognitiva, humanística, sistêmica, psicodinâmica e somática-, psicoterapias (ex. baseadas no corpo, cognitivo-comportamental, interpessoal, centrada na pessoa e psicodinâmica) e elementos teóricos como afeto, apego, conduta e processamento bio-informacional, em um conjunto padronizado de procedimentos e protocolos clínicos. Além disso, pesquisas sobre como o cérebro processa a informação e gera consciência também incrementam a evolução da teoria e dos procedimentos do EMDR.